Menos de 20% dos brasileiros consomem frutas e hortaliças e praticam exercícios

Segundo pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde na quarta-feira (7/4), só "18,9% da população optam por cinco ou mais porções diárias de frutas e hortaliças e apenas 14,7% são ativas no tempo livre". Também preocupa "a proporção de pessoas que consumem de refrigerantes, produtos gordurosos e o sedentarismo no país". Cinco porções diárias é o equivalente aos 400 gramas recomendados pela Organização Mundial da Saúde. As autoridades alertam ainda para o aumento no consumo de alimentos com alto teor de açúcar e gordura.

 

O estudo inédito sobre o pefil da alimentação do brasileiro e o hábito de fazer exercício integram levantamento realizado todo ano pelo Ministério da Saúde, o Vigitel. Foram entrevistadas 54.367 entre os dias 12 de janeiro e 22 de dezembro de 2009. A pesquisa foi apresentada durante a comemoração do Dia Mundial de Saúde nesta quarta-feira, 7 de abril, na sede da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), em Brasília. O estímulo a ter hábitos saudáveis e a oferta de espaços de convivência e para esportes deve ser um dos tipos de reação possível ao problema.

De acordo com uma das responsáveis pela pesquisa, Deborah Malta, os dados demonstram o impacto das mudanças no padrão alimentar do brasileiro: “Tem reduzido o percentual de pessoas que almoçam em casa ou preparam sua refeição, e assim as pessoas acabam optando por alimentos mais práticos e, geralmente, mais gordurosos, como os pré-cozidos, enlatados ou mesmo os fast-foods”, afirmou a coordenadora-geral de Doenças e Agravos Não-transmissíveis do Ministério da Saúde.

Outro ponto da pesquisa em relação ao hábito alimentar do brasileiro é "a proporção de 33% que se alimenta de carnes vermelhas gordurosas ou pele de frango". E a conclusão: "Torna-se importante a conscientização, tanto em relação ao consumo de vegetais quanto à escolha de carnes mais leves, o que tem sido objeto de ações educativas da política de alimentação do Ministério da Saúde".

Sobre refrigerantes, as conclusões são assustadoras: "demonstram que refrigerantes e sucos artificiais (aqueles em pó dissolvidos em água) participam ativamente da dieta do brasileiro. Ao todo, 76% dos adultos bebem esses produtos pelo menos uma vez na semana e 27,9%, cinco vezes ou mais na semana. O consumo regular, quase todo dia, aumentou 13,4% em um ano. Em 2008, 24,6% da população bebia refrigerantes cinco ou mais vezes na semana. Entre os mais jovens, de 18 a 24 anos, o índice é ainda maior, 42,1% bebem refrigerantes quase todos os dias. Além disso, as versões light ou diet do produto não são tão requisitadas. Só 15% da população adulta optam por eles". "Já o consumo de feijão, tão comum na culinária brasileira, está caindo. “O feijão requer tempo de preparado e pressupõe uma comida caseira. Com a mudança no estilo de vida da população, ele está saindo da rotina do brasileiro”, afirma Deborah Malta."

A TV também faz mal à saúde. "Apenas 14,7% dos adultos fazem atividades físicas no tempo livre com a regularidade necessária - 30 minutos diários, cinco vezes por semana. Considerando aqueles que se deslocam para o trabalho ou para escola a pé ou de bicicleta, o índice sobe para 30,8%. O estudo demonstra ainda aumento do número de sedentários no país, que hoje representam 16,4% da população, ou seja, pessoas que não fazem nenhuma atividade física no tempo livre, no deslocamento, na limpeza da casa ou outros trabalhos pesados. Nos períodos de descanso, é a televisão que distrai o brasileiro.

A pesquisa mostrou que 25,8% dos adultos passam três ou mais horas em frente à TV e isso acontece cinco vezes ou mais na semana. “Isso demonstra que as pessoas optam cada vez mais por um lazer passivo ao invés de praticar esportes ou outras atividades físicas”, afirma Deborah Malta."

Leia mais sobre a pesquisa do Ministério da Saúde.

Atualizada: Terça, 04 Outubro 2011 16:58
SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.