Os 8 segmentos menos evangelizados do Brasil

Você sabia que, mesmo em nosso país, com quase 25% da população de confissão evangélica, ainda existem grupos não alcançados pela pregação da Palavra de Deus?


A informação é do 7o Congresso Brasileiro de Missões (7CBM), que recebeu 1.475 pessoas inscritas entre os dias 6 e 10 de outubro de 2014, na cidade de Águas de Lindóia, SP, e ofereceu aos participantes diversos recursos de informações estratégicas entre elas esta sobre os grupos não alcançados em território brasileiro.

"Realidades que não podemos ignorar: Sudeste Asiático, Ásia Central, Leste Europeu, Mundo Árabe, Europa, Oeste Africano, Diásporas, Desafios Indígenas, Grupos Sem Testemunho e Desafios Brasileiros"

Este foi o tema do 7CBM. Sobre a evangelização do Brasil (ainda uma tarefa inacabada), o vídeo da organização do Congresso, muito bem apresentado, com roteiro escrito pelo Missionário Ronaldo Lidório e produção da Methodos - Educação à Distância, inclusive usando recursos de desenho animado, resumiu os oito principais desafios missionários dos cristãos evangélicos brasileiros.


Divididos em 7 grupos sócio-culturais e 1 sócio-econômico, os segmentos que têm pouco ou nenhum acesso ao Evangelho do Senhor Jesus no Brasil são os seguintes:

1- Povos indígenas:

Segundo Lidório, há 106 etnias sem representação missionária entre eles, a maioria no Norte e no Nordeste.

2- Comunidades ribeirinhas:

Pesquisas apontam que são 37 mil pequenas comunidades na Bacia Amazônica e 10 mil delas sem nenhuma igreja.

3- Ciganos:

Dos 700 mil ciganos no Brasil, espalhados por grandes e pequenas cidades e em acampamentos, apenas um por cento professam a fé cristã.

4- Povo sertanejo:

Embora nos últimos 10 anos, muita coisa boa tenha sido feita na região, ainda é grande o número de assentamentos sem presença evangélica.

5- Comunidades quilombolas:

Há cerca de 3.500 comunidades quilombolas oficialmente reconhecidas no Brasil. São compostas de afro-descendentes. Estima-se que 600 destas ainda estão sem presença evangélica.

6- Imigrantes:

Eles estão na sua maioria em cidades como São Paulo, Brasília, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro. São cerca de 300 mil pessoas que vieram de 100 países aproximadamente. Destes, 27 são países onde não há liberdade para pregação do evangelho.

7- Portadores de deficiência auditiva:

São 9 milhões de pessoas, só 1% é de confissão cristã evangélica.

8- Os mais ricos dos ricos e os mais pobres dentre os pobres.

Grupos de pessoas em condições sócio-econômicas extremas são pouco evangelizados no Brasil.

 

IDE: Chamado permanente

Somos chamados a pregar o evangelho à toda criatura e, como disse o Chris Wright, responsável pela fundamentação bíblico - teológica do 7CBM, o envolvimento missionário do cristão deve incluir: evangelização, discipulado, cuidado da natureza (onde habitam as ovelhas...), compaixão e justiça. "A Igreja de Cristo foi chamada para ser sal da terra e luz do mundo por onde estiver e onde passar", afirma Lidório.

Veja o vídeo 7CBM com mais informações missionárias e detalhes e imagens dos 8 segmentos menos evangelizados do Brasil.

Atualizada: Sexta, 15 Setembro 2023 14:41
SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.