O ranking das escolas confessionais, segundo o Enem

Quando consideradas apenas as escolas confessionais na lista do ranking de unidades educacionais avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é possível perceber uma nítida superioridade das escolas católicas sobre as protestantes.

Dos 10 melhores colégios do Enem 2008, 4 têm nomes de santos católicos: São Bento (Rio de Janeiro, primeiro lugar, com nota 80,58), Santo Agostinho (Belo Horizonte, quarto lugar, 76,43), Santo Inácio (Rio de Janeiro, sétimo, 76,09) e Santo Agostinho (Rio de Janeiro, 9º lugar, com nota 75,97). Quem vai até o 21º lugar (numa lista com os 1.917 melhores colégios, 10% do total) também não encontra nenhuma escola protestante, mas estão lá: Santo Inácio novamente (Rio de Janeiro, 75,92), Instituto Dom Barreto (Teresina, 75,5) e Santo Agostinho (Rio de Janeiro, 74,71, e Belo Horizonte, 74,62).

A melhor escola confessional protestante é o Colégio Sinodal, sediado em São Leopoldo, RS, e ligado à Rede de mesmo nome da Igreja Evangélica de Confissão Luterana.

A unidade ficou na posição 71 do ranking, com nota 71,63, atrás de mais de uma dezena de instituições católicas, mas à frente do tradicional Colégio Marista São José, do Rio de Janeiro, que teve nota 71,46, e ficou na posição 75. A Rede Sinodal é a que tem o maior número das escolas protestantes com melhor desempenho no Enem. O primeiro colégio presbiteriano a aparecer no ranking é o Instituto Presbiteriano Gammon, de Lavras, MG, com nota 67,82 e na posição 345.

O batista melhor posicionado está na posição 356: é o Colégio Batista Brasileiro, de Salvador, BA, com nota 67,71. E o Colégio Metodista Izabela Hendrix, de Belo Horizonte, MG, é o primeiro desta denominação, com nota 65,27, na posição 749.

Os dados acima foram retirados da lista organizada pelo jornal Folha de São Paulo, facilitando a análise do ranking, com base em dados divulgados pelo Ministério da Educação no final de abril. A Folha “usou a média entre a prova objetiva e a redação, com a simulação de que todos os alunos do colégio tenham feito o Enem, que é optativo”.

Veja o ranking das escolas do país no Enem, segundo análise do jornal Folha de São Paulo. Confira a planilha completa divulgada pelo Ministério da Educação.

Atualizada: Sábado, 20 Setembro 2014 10:21
SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.