Celebrando o "Dia Internacional da Mulher" com versículos para elas

O Dia Internacional da Mulher é uma celebração especial! E aproveitando o momento, para honrar e inspirar as mulheres ao redor do mundo, a ideia é mergulhar nas poderosas palavras da Bíblia Sagrada.

Mesmo reconhecendo que qualquer dia do ano é especial para honrar e reconhecer o papel vital das mulheres em nossa sociedade, continua sendo inspirador encontrar sabedoria e orientação nas palavras eternas da Bíblia, não é verdade?


 

Em nosso artigo, vamos explorar versículos bíblicos que oferecem orientação, encorajamento e reconhecimento à incrível caminhada feminina na nossa história. Junte-se a nós nesta jornada espiritual!

 

Neste artigo, selecionamos 23 versículos da Bíblia para mulheres. Eles apontam para o papel e importância delas na sociedade.

Esperamos que as igrejas também aproveitem este momento especial e celebrem cultos ao Senhor para agradecer pelo Dia da Mulher, oferecendo uma perspectiva espiritual única!

Enquanto o culto não começa, descubra como a fé e a sabedoria contidas nestes versículos podem ser fonte de alegria e paz para a alma feminina neste dia tão especial, e em todos os outros dias do ano, sempre reconhecendo e celebrando a beleza e a importância das mulheres em nossa comunidade e no mundo.

“Quem é esta que aparece como o nascer do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, maravilhosa como esses dois astros e luminosa como o céu cheio de estrelas?” (Cantares 6.10).

Muita gente desconhece, mas a Bíblia também tem poesia. E poesia romântica. O livro de Cantares de Salomão, por exemplo. A citação acima é um dos versos mais lindos e poéticos das Escrituras Sagradas.

E tal versículo bíblico serve muito bem como uma forma de homenagem especial às mulheres no dia de hoje, e que deveria acontecer todos os dias, uma obrigação moral, mas que não exclui o dever de também homenageá-las especialmente no seu dia mais especial do ano: o “Dia Internacional da Mulher”.

No final deste artigo, você tem uma lista selecionada de outros versículos para mensagens bíblicas no Dia Internacional da Mulher. Espero que edifique sua vida e de muitas outras pessoas.

É sempre necessário, especialmente nesta data, saber que todos precisam relembrar e reverenciar as mulheres que estão, estiveram e estarão de alguma forma fazendo história em nossas vidas e possibilitando a história de cada um.

A mãe que deu à luz e procurou sempre o melhor para você com amor incondicional, ou a irmã que apoiou e esteve presente, ou uma amiga que está sempre pronta a escutar os seus problemas, ou a esposa que ama e é amada e ao mesmo tempo compartilha das lutas diárias ao seu lado, ou a filha que te devolve tanto amor e com quem você pode conversar tantas coisas legais, ou a professora que fez tudo para ajudar você no seu desenvolvimento.

Estas mulheres participaram efetiva e eficazmente da vida de cada um de nós.

A Bíblia traz histórias de muitas mulheres que foram e são exemplos. Mulheres que viveram com uma sabedoria especial, mulheres virtuosas, mulheres que influenciaram decisivamente o contexto em que viveram e as pessoas com quem conviveram.

Rute, na Bíblia...é um desses exemplos de vida. Simboliza o amor à família e aos seus amigos, destaca, através de sua caminhada, uma qualidade que anda escassa: a caridade, a generosidade, a solidariedade.

Essa jovem mulher deu o exemplo para todos ao seu redor. Esteve fiel aos seus princípios, mesmo nos tempos mais difíceis. Mesmo na crise, não tomou a decisão do comodismo e da conveniência, não quis levar vantagem, mas abriu mão de seu próprio bem-estar, e agiu pensando nos outros, para fazer o bem a todos que estavam ao seu redor.

Preste você hoje a sua homenagem e dê o seu carinho às mulheres da sua vida neste dia especial. Fale “eu te amo” (é sempre muito importante verbalizar com sinceridade sentimentos honestos) pra esta pessoa que está aí tão próximo. Diga para as mulheres especiais de sua vida, com toda ênfase e de forma bem clara e verdadeira, o quanto você as ama.

Não perca esta oportunidade de expressar amor e carinho para as pessoas que dão um toque especial na sua vida, mesmo aquelas com quem você coincidentemente precisa de ter uma conversa para acertar algo que ficou sem harmonia recentemente. Outra coisa: não se esqueça do elogio sincero que faz um grande bem tanto para quem recebe quanto para quem o faz.

Como diz o provérbio da Bíblia Sagrada:

“Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para alma e medicina para o corpo”.

Lembrando que assim como é preciso amar através de palavras, também não se pode esquecer dos atos, das demonstrações práticas e da vida diária. Este é o caminho da vontade de Deus, em especial para com as mulheres num dia especial.

 

Alguns versículos para mulheres e mensagens da Bíblia para o Dia da Mulher

"Feliz é aquela que creu que se cumprirá aquilo que o Senhor lhe disse!"
Lucas 1:45, NVI (referindo-se a Maria, mãe de Jesus, mas, de aplicação para todas as mulheres que crêem nas promessas de Deus. Enaltece a fé das mulheres, mostrando como a confiança em Deus traz bênçãos e realizações em suas vidas).

"A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações."
Provérbios 31:25 ARA (uma das características listadas no texto bíblico da mulher virtuosa ou mulher exemplar).

"Como você é linda, minha querida! Como você é perfeita!"
Cantares 4:7, NTLH.

"A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata a derruba com as suas mãos."
Provérbios 14:1 TB (enfatiza a influência e o poder das mulheres na construção e na preservação do lar, ressaltando a importância da sabedoria e do discernimento em suas ações).

"No Senhor, todavia, a mulher não é independente do homem nem o homem independente da mulher. Pois, assim como a mulher proveio do homem, também o homem nasce da mulher. Mas tudo provém de Deus."
I Coríntios 11:11-12 NVI (ressalta a igualdade e a interdependência entre homens e mulheres, destacando a importância de colaborarem em harmonia).

"Ela abre a boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua."
Provérbios 31:26 (destaca a importância da sabedoria e da gentileza nas palavras de uma mulher, mostrando como sua influência pode ser positiva e inspiradora para outros).

"Não seja o adorno delas o que é exterior, como tranças de cabelo, ornamentos de ouro ou vestidos elegantes; mas seja o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus."
I Pedro 3:3-4 (valoriza a beleza interior das mulheres, enfatizando que a verdadeira beleza reside na bondade e na pureza do coração).

"A graça é enganosa, e a formosura é vã; mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada."
Provérbios 31:30 (ressalta que o temor ao Senhor e a virtude são mais preciosos do que a beleza física, evidenciando que a verdadeira honra vem da relação com Deus).

"Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea."
Gênesis 2:18 (mostra que a mulher foi criada por Deus como uma parceira valorosa junto ao homem, destacando sua importância e valor desde o início da criação).

"Levantai-vos, mulheres despreocupadas, e ouvi a minha voz; vós, filhas tão confiantes, prestai ouvidos às minhas palavras."
Isaías 32:9 (aqui, as mulheres são chamadas a prestar atenção à voz de Deus, mostrando que elas têm um papel fundamental na busca da sabedoria e da justiça).

"As vilas de Israel se desabitavam; desabitavam-se, até que eu, Débora, me levantei, uma mãe em Israel."
Juízes 5:7 (Débora é um exemplo de liderança feminina na Bíblia, demonstrando que as mulheres têm capacidade para ocupar posições de autoridade e influenciar positivamente a sociedade).

"E chamou Adão o nome de sua mulher, Eva, por ser a mãe de todos os viventes."
Gênesis 3:20 (reconhece o papel essencial das mulheres como mães, destacando sua contribuição para a vida e a continuidade da humanidade).

"A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações."
Provérbios 31:25 (aqui, a mulher é retratada como forte e digna, capaz de enfrentar os desafios da vida com coragem e confiança no futuro).

"Abre a mão para o pobre; sim, estende as mãos aos necessitados."
Provérbios 31:20 (a generosidade e a compaixão da mulher são valorizadas, mostrando sua capacidade de fazer a diferença na vida dos menos favorecidos).

"Tudo posso naquele que me fortalece."
Filipenses 4:13 (encoraja as mulheres a confiarem em Deus para superarem desafios e alcançarem seus objetivos, lembrando-as de que têm força e poder através dele).

"Cinge os seus lombos de força e fortalece os seus braços."
Provérbios 31:17 (mulher representada como uma figura forte e capaz, pronta para enfrentar as demandas da vida com determinação e vigor).

"Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa."
Rute 3:11 (elogia a virtude e a coragem de uma mulher, mostrando como sua reputação é reconhecida e admirada pela comunidade).

"Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas)."
1 Timóteo 2:9-10 (destaca a importância das virtudes internas sobre a aparência externa, incentivando as mulheres a cultivarem uma beleza baseada na piedade e nas boas ações).

"Ela vela pelo proceder de sua casa e não come o pão da preguiça."
Provérbios 31:27 (ressalta e elogia a diligência e o cuidado da mulher com sua família, mostrando sua dedicação e responsabilidade na administração do lar).

"A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher."
1 Coríntios 7:4 (destaca a importância do respeito mútuo e da igualdade no casamento, reconhecendo os direitos e responsabilidades tanto do marido quanto da esposa).

"Disse Sara: Deus me deu motivo de riso; e todo aquele que ouvir isso, se rirá juntamente comigo."
Gênesis 21:6 (Sara expressa a alegria que acompanha o cumprimento das promessas de Deus. Isso destaca como as mulheres podem encontrar felicidade e gratidão mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras, confiando na fidelidade de Deus).

"Porque o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; ele será chamado o Deus de toda a terra."
Isaías 54:5 (retrata Deus como o protetor e provedor das mulheres, destacando a relação íntima e especial que elas têm com Ele. Isso ressalta a importância da confiança e da fé em Deus para as mulheres, lembrando-as de que são amadas e cuidadas por Ele).

Esperamos que esta lista seja de utilidade para você. São versículos bíblicos que você, inclusive, pode enviar como mensagem de felicitação pelo Dia da Mulher em suas redes sociais ou para citações na sua fala de saudação, reflexão ou pregação em um culto ou estudo bíblico sobre o tema. Que Deus abençoe sua vida e ministério! 

Atualizada: Quinta, 07 Março 2024 17:11
SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.