Irmã Dulce e o Turismo Religioso em Salvador

Após o anúncio de que a Bahia vai fazer parte do roteiro de Turismo Religioso do Vaticano este ano, mais um importante passo foi dado na manhã desta quarta-feira, para impulsionar o segmento no Estado: o cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo, anunciou a beatificação, grau anterior ao de Santo, à Irmã Dulce. O anúncio estava sendo esperado desde abril deste ano, quando a religiosa recebeu o título de venerável. De acordo com Dom Geraldo, a Comissão Científica do Vaticano reconheceu juridicamente um milagre ocorrido por interseção de Irmã Dulce, necessário para se chegar ao patamar de beata. Agora falta apenas a assinatura do Papa Bento XVI no processo, o que deverá ocorrer até o mês de dezembro.

Com a beatificação, o assessor de Memória e Cultura das Obras Sociais Irmã Dulce, Osvaldo Gouveia, acredita que visitantes de várias partes do mundo virão a Salvador para conhecer a obra social e religiosa da beata. "Desde que o processo foi iniciado, o fluxo de turistas que nos visitam cresceu 12%. A partir de agora, a tendência é que esse número cresça cada vez mais", afirmou. O Memorial recebe cerca de 35 mil visitantes por ano, sendo 25% destes, provenientes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, e Ceará.

 

Em 2009, o local passou a fazer parte do roteiro turístico do Salvador Bus. A inclusão do Memorial no itinerário do ônibus atende a estratégia de divulgação da Bahiatursa e Secretaria do Turismo de promover e aumentar o fluxo de turistas no local, através do turismo religioso.

 

Além da parceria com o Salvador Bus, a Bahiatursa promove este roteiro no mercado internacional, incluindo o Museu de Arte Sacra, a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, a Igreja do Bonfim e o Forte de Monte Serrat. "Este é um dos poucos segmentos que tem fidelização do turista. Este reconhecimento só amplia a oferta da Bahia, facilitando o nosso trabalho no Brasil e no mundo. Ganha a Bahia, ganha o turismo e ganha as Obras Sociais", comemorou a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva.

 

De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em 2007, 3,6% dos entrevistados viajaram pelo Brasil para fazer turismo religioso, o que corresponde a mais de oito milhões de viagens.

 

MEMORIAL IRMÃ DULCE

Está localizado no anexo ao Convento Santo Antônio, na sede da OSID (bairro de Roma, Salvador)

Horário de Funcionamento: Terça a Sábado: 10 às 17h e domingo das 10 às 15 h. – entrada franca


Fonte: Departamento de Comunicação da Bahiatursa

SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.