"Sistema penitenciário no Brasil é uma vergonha", diz autor de livro sobre o Comando Vermelho

Em Comando Vermelho, livro da trilogia sobre o crime que inclui CV - PCC - A irmandade do crime e Assalto ao poder, o jornalista Carlos Amorim se debruça sobre a estrutura de uma facção criminosa que se formou dentro de um presídio. Partindo deste fato, numa entrevista divulgada pela sua editora, a Record, o autor fala sobre o sistema penitenciário no Brasil:

"O sistema penitenciário no Brasil é uma vergonha. É baseado no castigo, na tortura e na corrupção. O estado brasileiro é diretamente responsável pelo surgimento dessas facções, fruto de movimentos internos de resistência contra o moedor de carne que é o esquema prisional. Não educa ninguém, não recupera ninguém: o sujeito entra ladrão e sai chefe de quadrilha. Quase 5% dos encarcerados já poderiam estar livres e continuam lá. Temos 473 mil prisioneiros (150 mil só no estado de São Paulo) e há mais de 300 mil mandados de prisão para serem cumpridos. Imaginem só o que aconteceria se prendêssemos todos esses criminosos soltos".

Atualizada: Segunda, 23 Abril 2012 14:45
SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.