As 20 maiores cidades do mundo

A infraestrutura nem sempre adequada e a quantidade de pessoas "acumuladas" numa mesma região fazem das maiores cidades do mundo motivo de preocupação e oração para cristãos engajados em missões urbanas e mundiais. Saiba quais são estas metrópoles do planeta.


Alguns procuram esta informação sobre as cidades com maior população do planeta para fazer uma tarefa escolar, outros para viajar e conhecer novos lugares e há também os que desejam fazer negócios internacionais. Os missionários cristãos e as pessoas que oram pelo mundo o fazem para ter mais conhecimento sobre estratégias de evangelização e para orar com mais precisão sobre os motivos, desafios e oportunidades mais adequados.

Pobreza, violência urbana, falta de saneamento básico, terrorismo, falta de moradias dignas. São exemplos disso as cidades de Karachi, no Paquistão; Deli, na Índia; Istambul, Turquia; São Paulo, Brasil; Moscou, Rússia; Jacarta, Indonésia; Daca, Bangladesh; Cairo, Egito; entre outras.

As listas das cidades mais populosas do mundo disponíveis na internet são variáveis no ordenamento, mas a maioria das 20 primeiras estão sempre presentes.


A primeira área urbana mais povoada é:

1. Tóquio, no Japão.

População da Região Metropolitana: 38,1 milhões de habitantes
Se for considerado só a cidade, Tóquio tem 13,6 milhões de moradores.

maiores cidades mundo 1 toquio japao

Com seus prédios com design moderno, sua tecnologia de ponta, as ruas sempre abarrotadas, transporte público lotado mas bem organizado e de qualidade, e seu alto custo de vida, deve continuar no topo da lista de aglomerados urbanos mais populosos por muitos anos (segundo a ONU, até 2030).

Tokyo 2020 - Imagine como ficará a cidade quando receber a multidão de atletas, jornalistas e torcedores do mundo todo para as Olimpíadas de 2020.

Algumas variações das estatísticas das maiores cidades

As variações acontecem devido a critérios utilizados e sua atualidade. Esta lista que você vê a seguir compara as maiores cidades em 2015 com as maiores cidades em 1955. Na apresentação depois do gráfico você tem dados de 2012, postados recentemente numa rede social.

As maiores cidades do mundo em 2015 e o que isso tem a ver com missões urbanas

Se você quiser se aprofundar no tema, leia o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre urbanização do mundo, de 2014, lançado em 2015 (em inglês).

Vale a pena dar um pouco de atenção aos dados, tentando imaginar como vivem as pessoas nestas localidades e usando seu tempo para orar por elas e por missões urbanas.

Como visitar as megacidades do mundo para orar e fazer missões urbanas

Quem sabe, também, não seria hora de começar a pensar num plano do que você pode fazer para visitar e conhecer pessoalmente estas cidades mais populosas e necessitadas e descobrir com orar e ajudar a mudar a realidade de comunidades residentes nestas megacidades?

Uma das maneiras de saber exatamente pelo que orar e o que se pode fazer por tanta gente é visitando as cidades. Claro, pode não ser um projeto tão agradável e confortável como visitar Londres ou Orlando, mas, pode ter certeza, se você tiver disposição e motivação missionárias, e conseguir reunir condições materiais, terá resultados muito mais duradouros para sua vida com Deus e pelo próximo em lugares como estes citados, que apresentam desafios imensos para missões urbanas transculturais.

Em projetos assim, sabe-se, desde o início, que passagens e a hospedagem são sempre desafios, e o idioma também.

Existem por aí diversas pessoas que, depois de muitas viagens, desenvolveram seu método para comprar passagens mais baratas para viajar pelo mundo (e costumam divulgar em blogs ou cursos uma coleção de dicas muito úteis sobre hospedagem, alimentação e deslocamento terrestre).

Há métodos que ensinam, por exemplo, uma fórmula para visitar qualquer cidade do planeta (ou a dar uma volta ao mundo) pela metade do preço, comprando passagens mais baratas e ainda com dicas de hospedagem, alimentação e transporte urbano.

Para vencer a dificuldade do idioma, não tem jeito, precisa aprender pelo menos o inglês. Para isso, criamos um blog que ensina como aprender a falar inglês rápido. Pois o inglês é fundamental para o missionário e ajuda muito a resolver problemas na maioria dos países do mundo.

Pois é, seja nas férias escolares e da faculdade, seja nas suas férias do trabalho, você sempre tem como programar uma viagem dessas. E o retorno ao Brasil é sempre uma oportunidade ímpar para reunir os irmãos e irmãs da igreja para mostrar as fotos e desafiá-los para orar, contribuir e agir por missões urbanas, mundiais e transculturais com urgência e intensidade.

Atualizada: Sábado, 16 Setembro 2023 11:04
SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.