Croácia, para além do futebol: a religião do povo croata

Com uma área territorial apenas um pouco maior que a do estado do Rio Grande do Norte, a Croácia tem um população de cerca de 4 milhões de pessoas (o que dá em torno de 75 habitantes por Km2). Na capital, Zagreb, vivem 800 mil.

É povo culto (97% de alfabetização), gosta de futebol, seu idioma oficial é o croata, com escrita latina. Recém saído de uma guerra com a sérvia (95-98) perdeu muito na economia, que prosperava com indústrias e o turismo, que já foi popular na costa do Mar Adriático. Também tem traumas e ressentimentos profundos com este e outros conflitos anteriores. Vivencia alguma histórica rivalidade com os sérvios. Segundo estudiosos, este "ódio mútuo" foi uma das causas da Guerra dos Bálcãs, nos anos 90. Na política, após longo governo comunista, sofre algumas ameaças à democracia por incursões nacionalistas autoritárias. Integram a OTAM (Organização para o Tratado do Atlântico Norte) desde 2009 e a União Europeia desde julho de 2013.

Católicos e evangélicos croatas atuam por reconciliação pós-guerra

Segundo a Operation World, 2003, há liberdade religiosa, mas a maioria católica romana (86% da população) é favorecida pelo Estado. A liderança católica lidera o movimento de reconciliação (necessidade pós-guerras) e trata de temas ligados à justiça. Cristãos ortodoxos são 4,5% e muçulmanos, 1,5%. Os ateus ou sem religião chegam a quase 4%.

Os evangélicos não chegam a 2%. Estatísticas mais pessimistas apontam apenas 20 mil que frequentam igrejas protestantes ou independentes. Mesmo assim, há missionários e até um seminário teológico na Croácia. Fica na localidade de Osijek. Também tem a Missão internacional Ágape, presidida pelo Dr. Peter Kuzmic, com representação no país. A atuação do ministério Ágape croata no serviço às pessoas inclui procurar ajudá-las em seus traumas de guerra, promovendo a reconciliação entre as famílias de diferentes etnias.

Os jovens e adolescentes croatas (em torno de 15% da população) necessitam especialmente de nossas orações. A falta de perspectivas ou esperança tem levado grande número a consumir drogas e, consequentemente, isto vem ceifando a liberdade, e algumas vezes a própria vida, até de adolescentes. Evangélicos no país têm mantido o foco neste problema e buscado ajudar os dependentes químicos a se livrarem desta escravidão.

Atualmente, a população com mais de 55 anos chega a 35% do total; 17,4% dos crotas têm mais de 65.

A Bíblia em croata está disponível, tanto na forma impressa quanto online ou em áudio. Há editoras especializadas em discipulado, programas de rádio e TV cristãos e é feito evangelismo pela Internet.

Pra não dizer que eu não falei de futebol

O país está situado entre o Mar Adriático e o Rio Danúbio (o segundo rio mais extenso da Europa, que corta o continente de oeste a leste passando por vários países - o primeiro mais longo é o Rio Volga). Seu mapa tem um formato de lua crescente, que quase coloca dentro dela um país vizinho, que disputa a Copa do Mundo pela primeira vez: a Bósnia Herzegóvina.

Até a partida inicial da Copa do Mundo 2014 no Brasil, as seleções da Croácia e a brasileira se enfrentaram 2 vezes (um empate e uma vitória do Brasil). O time croata disputa eliminatórias para a Copa desde 1994, quando não se classificou. Em 98, foi terceiro lugar. 2002 e 2006 saiu já na primeira fase. Nestas duas copas, dos seis jogos, só uma vitória. Depois de não se classificar para 2010, tenta no Brasil reabilitar-se com sua torcida, lembrando da geração de ouro de 1998.

Atualizada: Domingo, 03 Setembro 2023 13:37
SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.