Dia Internacional do Jazz

Pela primeira vez, a data de 30 de abril é dedicada ao estilo musical Jazz. A iniciativa é da Unesco, órgão das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura. Na mensagem oficial com as explicações sobre os motivos da celebração, a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, sublinhou que o jazz foi e continua a ser “uma força que promove transformação social positiva”. Disse ela: “Por ter as suas raízes na escravatura, esta música fez crescer uma voz apaixonada contra todas as formas de opressão. Fala a linguagem da liberdade que é compreendida por todas as culturas. São também estes os objetivos que guiam a UNESCO nos seus esforços de construir pontes dialogantes entre todas as culturas e sociedades”.

O jazz nasceu nos Estados Unidos. Originalmente, foi uma das expressões musicais praticadas pela comunidade afro-americana no século XIX.

Atualizada: Segunda, 30 Abril 2012 10:25
SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.