grupo ebd escola biblica dominical convite

Blog da Bíblia

"... o firme fundamento das coisas que se esperam, e
a prova das coisas que se não vêem..."

 

11 Desafios à Espiritualidade Cristã (e as 6 formas de superá-los)

Uma obra que vale a pena ler é o livro do pastor Ricardo Barbosa, “O Caminho do Coração”, publicado, em 2004, pela editora Encontro Publicações, com o subtítulo "Ensaios sobre a trindade e a espiritualidade cristã", e, em 2017, pela Editora Ultimato, e algumas mudanças, inclusive, na chamada de capa, que passou a ser: "O Sentido da Espiritualidade Cristã". A obra lança um desafio aos cristãos: “buscarmos uma espiritualidade que nasce em Deus, se firma nas Sagradas Escrituras e no testemunho de alguns pais da igreja, e toma forma na vida cotidiana”.

Listamos a seguir alguns dos grandes desafios da espiritualidade (clássica e devocional) para os cristãos do século 21:

  • Vencer a apatia espiritual;
  • Ter integridade e coerência entre nossas convicções e a vida;
  • Aproximar a teologia e a oração;
  • Amar a Deus com a mente e o coração;
  • Manter o foco numa espiritualidade cristã e bíblica;
  • Reconhecer a centralidade da cruz;
  • Trilhar o caminho da obediência ao Senhor;
  • Amar os inimigos e orar por eles;
  • Querer ser o menor e o servo de todos;
  • Aceitar o caminho de Cristo;
  • Viver uma espiritualidade verdadeira.

No livro, Ricardo Barbosa busca apresentar “a natureza da vida cristã a partir das experiências mais comuns e ordinárias da vida, muitas vezes inspirado na sua vivência como pastor”. Consegue se inspirar “no legado deixado pela história da igreja que nos convida a um relacionamento pessoal com Deus, aprendendo com a amizade entre Deus Pai, Filho e Espírito Santo”.

O autor é presidente do Centro Cristão de Estudos, coordenador do Projeto Emaús e Vocatio, e pastor na Igreja Presbiteriana do Planalto, em Brasília, DF. Estudou no Regent College, em Vancouver, Canadá, e foi presidente da Fraternidade Teológica Latino-Americana. Outros livros de sua obra são: "Pensamentos Transformados, Emoções Redimidas" e "A Espiritualidade, o Evangelho e a Igreja".

O leitor poderá notar durante a leitura que “a imersão do autor na cultura contemporânea propõe uma espiritualidade vivida em todas as esferas da vida pós-moderna”.

Sobre a maneira como o autor aborda o tema, disse seu amigo e companheiro de jornada, Pr. Valdir Steuernagel, também com extrema riqueza espiritual (leia o que citaremos agora com atenção!):

"Ricardo Barbosa nos alerta para o grande desafio que esse tempo representa para a identidade da igreja.

Vamos, aos poucos, perdendo nossa capacidade de relacionamento verdadeiro, honesto, sincero; nossas alianças se fragilizam sob o peso das ressalvas privatizadoras. Nosso Deus se torna distante e discreto.

Numa palavra, um deus ligth. Baixos teores de religiosidade, é o que nos resta. Como reflexo horizontal, vai-se a proximidade, vai-se o calor, vai-se a afetividade, a emoção, a profundidade. Vai-se a vida interior. Vai-se, com isso, toda a possibilidade de verdadeira comunhão. Como recuperar esse cerne do evangelho? Como recuperar a profundidade de vida contida na capacidade de desenvolver relacionamentos amorosos, profundos, duradouros, estáveis e significantes, com Deus e com os irmãos?

Como evitar que nossa vida se transforme em mais um subproduto sintético e padronizado, da sociedade-supermercado em que nos transformamos? É justamente aí que Ricardo pretende trabalhar. Ele nos propõe, a nós, igreja do terceiro milênio, um mergulho nas profundidades abissais de nossos mais secretos anseios de vida e de Deus. E nos oferece, ao resgatar valores das tradições cristãs mais antigas, caminhos para chegar lá.

A redescoberta da espiritualidade é um dos sinais do nosso tempo. Sinal de protesto, de cansaço e esperança. Protesto contra a própria declaração de "autonomia" do ser humano. Cansaço de um materialismo que tornou a vida com Deus, consigo mesmo e com o outro.

Esta espiritualidade dos nossos dias caminha em várias direções, da pirâmide, ao guru oriental. Cabe a igreja, como encarnação e atalaia do evangelho, apontar para um caminho confiável nessa busca por sentido, e significado na vida. Esse caminho, como veremos neste impressionante livro, intitulado o Caminho do Coração, nos leva em direção a trindade Pai, Filho e Espírito Santo e ao nosso próprio coração.

Bem-Aventurados são os que se colocam no caminho desta espiritualidade da trindade, que acaba sendo a espiritualidade do coração."

Espiritualidade Cristã também é tema constante da obra de Richard J.Foster

Na coletânea "Clássicos Devocionais - 52 leituras dos principais autores sobre renovação espiritual", Editora Vida, Foster e o outro organizador, James Bryan Smith, falam da necessidade de resgate dos termos "clássico" (tão renegado por aqueles que acham que só o que é recente tem validade e relevância) e "devocional" (preconceituosamente tratado por quem acha que é fuga da realidade e hábito relacionado a algum tipo de omissão prática).

As 6 partes do livro e da vida espiritual (antes tem uma parte preparatória) coincidem com as seis principais tradições, cada uma representando uma "dimensão vital da espiritualidade cristã".

  • a vida de oração (tradição contemplativa);
  • a vida íntegra (de santidade);
  • a vida no poder do Espírito (tradição carismática);
  • a vida compassiva (da justiça social);
  • a vida centrada na Palavra (tradição evangelical);
  • a vida sacramental (tradição de mesmo nome).

Cada parte é como se fosse a "obtenção de uma dieta equilibrada de nutrientes espirituais" para uma visão equilibrada da fé e da vida.

Outro livro de Foster que aponta o caminho do crescimento espiritual é "Celebração da Disciplina", também pela Editora Vida. Nele, o autor fala das disciplinas como três movimentos do Espírito Santo, contribuindo para uma vida espiritual equilibrada. "As disciplinas interiores levam os famintos de Deus a uma transformação genuína. As disciplinas exteriores são um reflexo das prioridades do Reino de Deus em seus filhos. As disciplinas comunitárias lembram-nos de que é na comunhão entre os cristãos que nos aproximamos mais de Deus".

Atualizada: Quinta, 06 Dezembro 2018 21:49
SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.